Estudantes do SENAI participam de bate papo e exibição do filme “Òrun Àiyé”

28 novembro 2016
img_20161125_105742984
img_20161125_105742984

Estudantes participam de bate papo (Foto: Juliana Neri)

Os estudantes do SENAI, unidade Dendezeiros, participaram da exibição do filme “Òrun Àiyé: a Criação do Mundo”, seguida de bate papo com a cineasta Cintia Maria. A atividade foi realizada na manhã da última sexta-feira (25) e faz parte das ações realizadas pelo Núcleo de Documentação e Informação da instituição em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Após a exibição do filme, Cintia falou um pouco sobre o processo de produção da animação, que é uma ferramenta importante para o conhecimento sobre a religiosidade afro-brasileira, facilitando as discussões sobre racismo e intolerância religiosa. “Nós realizamos uma série de atividades educacionais e culturais ao longo de 2016 e chamamos a diretora Cintia como forma de marcar o Novembro Negro, fomentando um debate sobre liberdade religiosa, que foi o tema da redação do Enem esse ano”, explicou a assistente de biblioteca Juliana Neri.

Os alunos participaram com perguntas e ainda compartilharam experiências pessoais sobre religião e identidade racial. Para Juliana, o maior objetivo da atividade, que envolveu alunos que estão saindo da adolescência e entrando na fase adulta, foi atingido. “É importante promover esse tipo de reflexão para além dos conteúdos didáticos que eles aprendem nos cursos técnicos. Nosso objetivo é estimular uma reflexão social e cultural nos alunos”, contou.

Leave a Comment

*Please complete all fields correctly